Antônio de Souza Filho
Meus Escritos
Textos
 
O rumo da história.
(Crônicas/Cotidiano)
 
 
Se tem algo que ainda me emociona, são os bons filmes. Mais do que isso, levam-me a meditar em situações parecidas com as diversas histórias que neles a gente encontra. Penso que isso não ocorre só comigo, mas com todos que lidam bem com a vida do semelhante empaticamente. Essas distrações, por vezes, ao invés de alegrar terminam nos entristecendo, mas deixa-nos um belo aprendizado e somente depois percebemos que aquilo que ocorreu naquele instante, foi maravilhoso; pois fez lembrar que somos humanos e a emoção é uma das coisas mais lindas que ocorre com as pessoas.
 
Durante esta semana, assisti três filmes que me levaram a momentos incríveis; no primeiro vi a história de um garoto excêntrico, pela própria natureza de ser rico, herdeiro de enorme fortuna. Enquanto viajava com destino a uma escola de internados, tentava se distrair buscando prazeres sem medir consequências, algo bem comum àqueles chamados “filhinhos de papai”; terminou se dando mal e por consequência aprendeu uma grande lição. E aqui é que está a beleza do filme. Não quero ser estraga prazeres, sei que você vai buscar ver também, se ainda não viu. Noutro filme uma situação inusitada entre a crença em fantasmas e o ceticismo dos cientistas, outra história incrível que envolve questões além do sentimento. O terceiro e o que mais leva a meditação é a grande possibilidade de tudo que está no filme vir a ser possível, um misto de dissabor, alegria e poderio. Assistam e lembrem-se de mim, do que ainda vou dizer aqui nesse texto.
 
Poder assistir um filme descansadamente, com boa tecnologia que dispensa as grandes salas de cinemas, hoje é algo que não está ao alcance de muita gente, por razões diversas... tempo, agitação da vida e até mesmo a falta de paciência em razão dessa peste maldita que eu não quero nem mais falar no nome dela. Pois bem, é aqui que começa a meditação. Oportunidade que temos de agradecer a Deus por tudo isso. Mas amigo, nada pode valer a pena se todo o conhecimento que tão absortamente vir adquirir ficar apenas com você. Se a mensagem que foi recebida é boa e pode prosperar, há que se dizer p’ra mais alguém é coisa do bem, que pode melhorar o modo de ver certos pontos críticos que assistimos em todo lugar, falo de opiniões sadias, sem, contudo, tentar criar alienações. Isto é o que tem de bom nos filmes você tira suas próprias conclusões.
 
Em mim ficou a sensação que preciso ser menos egoísta, ser menos orgulhoso, preciso ser mais cauteloso no trato com as pessoas, preciso sentir mais a dor do meu amigo, procurar ser mais generoso, mais compreensível com os de outras idades, com aqueles que tem a cor diferente da minha, de sua crença e até mesmo dos posicionamentos ideológicos da política; todavia, sem deixar de ter a minha própria opinião e não ser conivente com as ilegalidades. - Posso imaginar que você leitor está tão enojado quanto eu, de toda essa enxurrada, de troca de farpas, entre os tantos poderes, passando pelos meios de comunicações TV, jornais, revistas e as diversas redes sociais; todos visando o poder, a glória e quem sabe se locupletar desonestamente, sem estar nenhum pouco preocupado com nossa Pátria e nossa gente. Muitos vão na corda como simples marionetes. Isso é triste.
 
Mas, tão bem como nos filmes está a história de cada um de cada situação. Para que possamos dar uma boa opinião é preciso buscar entender o filme que está passando na nossa frente e tantos outros que já se passaram; hoje já não nos compete mais dizer que certas coisas não sabíamos, que fomos enganados, que Santo Antônio não ajudou, muito menos de que filho de pobre, nunca tem sorte. Não, não, não. Viva a vida, se distraia, se emocione, mas tente compreendê-la p’ra poder contar uma boa história para seus filhos, seus amigos, ou quem sabe mudar o rumo da história.
 
Você pode. Só pode.
 
Referi-me aos filmes: Capitão Coragem (Captains Courageous) – The Canterville Ghost – I Am Mother – todos da Net Flix.
 
 
...........................
Antônio Souza
(Crônicas/Cotidiano)
 
 

www.antoniosouza.escritor.com
Antônio Souza
Enviado por Antônio Souza em 25/09/2020
Comentários
O Enigma de Esmeralda R$29,90
Site do Escritor criado por Recanto das Letras